Para começar, vamos tirar a bunda da cadeira e entrar em ação. Claro, sabemos que não é tão simples quanto parece. No entanto, consideremos isso como um desafio leve para dar início a este texto.
Primeiramente, prometo que não vou falar sobre o CMV. O que realmente importa é manter as coisas simples e seguras, visando, é claro, resultados positivos.
O primeiro passo é organizar uma previsão de vendas para um período futuro. Não tenha medo de sonhar alto! Deixe sua imaginação fluir e coloque tudo no papel, mesmo que seja em um guardanapo ou pedaço de papel.
Se tiver paciência, crie uma tabela indicando suas projeções de vendas semanais. Em seguida, some esses números para obter o total mensal e estenda essa análise pelos próximos 12 meses. Lembre-se de que sua estimativa de vendas deve estar alinhada com os elementos essenciais do seu negócio, como o número de pratos, clientes, entre outros. Comece com uma estimativa baseada em sua intuição, vinda lá do fundo do estômago!
No entanto, tenha cuidado ao fazer essa estimativa. Pergunte a si mesmo se as vendas variam durante as férias, se o comportamento dos clientes é o mesmo no verão e no inverno, e assim por diante. Tente fazer esse “chute” com sabedoria!
Após analisar suas estimativas de vendas, registre os custos associados ao seu negócio. Comece pelos chamados “custos fixos”. Isso envolve os gastos que você terá no primeiro dia de cada mês, independentemente das vendas. Isso inclui despesas como aluguel, água, luz, gás, salários, encargos, combustível, etc. Observe que esses custos não estão diretamente relacionados ao faturamento.
Em seguida, considere os custos variáveis, que estão diretamente relacionados aos produtos ou serviços que seus clientes consomem. Esses custos podem variar devido a fatores externos, como condições climáticas, greves, mudanças nas taxas de impostos, entre outros. São os custos dos alimentos, bebidas e embalagens que os clientes consomem ou deveriam consumir.
Por fim, lembre-se dos valores que você deve pagar aos “sócios” do seu negócio. Primeiro, o governo, e depois as “caixas da moeda” paralelas, como as taxas de cartão e de aplicativos. Isso se refere ao chamado “custo direto”, que é o dinheiro que você recebe, mas não é totalmente seu.
Nesse processo, um contador pode ser de grande ajuda. No entanto, é essencial entender que ele aborda esses valores de maneira diferente, com uma perspectiva mais a longo prazo. É aqui que a “Inês” está morta.
Quando digo “gerenciamento instantâneo”, quero dizer que você deve avaliar esses aspectos antes mesmo de eles ocorrerem. Você já relacionou suas projeções de vendas dos próximos 12 meses com os percentuais de cada um dos custos mencionados anteriormente? Se não, recomendo que o faça imediatamente, pois, do contrário, seu negócio pode entrar em apuros.
Lembre-se de que o mercado oferece sistemas sofisticados e dimensionados para diferentes tamanhos de negócios. Embora as planilhas sejam ferramentas excelentes, elas requerem operadores experientes, o que nem sempre é uma opção viável.
Portanto, voltando ao ponto inicial, seu plano de metas para os próximos 12 meses, com base nos percentuais derivados de seus dados passados, pode garantir o sucesso do seu negócio?
Observação: O resultado operacional refere-se à análise instantânea, ou seja, vendas menos todos os custos mencionados. É importante ressaltar que despesas adicionais, como antecipação de crédito, retirada antecipada de sócios e investimentos, não devem ser incluídas na fase inicial de gerenciamento.
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