TENDÊNCIAS E O FUTURO
Já conseguimos perceber diversos temas relacionados ao futuro das cozinhas, observando tendências vindas da Europa e EUA ou de usos que foram se transformando com a evolução dos materiais e do mundo.
Tendência na Cozinha Industrial
A sustentabilidade, racionalização no uso de Energéticos, aumento de produtividade e performance, já foram temas bem discutidos ao longo dos anos. Mas vale sempre destacar os detalhes de equipamentos que auxiliam também na manutenção do meio ambiente e produzem benefícios.
Importante que na cozinha sejam implantados equipamentos que consumam menos energia, água e que não agridam o meio ambiente. Equipamentos que melhoram a performance da cozinha industrial, que fabriquem mais refeições em menor tempo e menor custo.
Outro aspecto importante são as cozinhas sem fogão e sem panela. Equipamentos com tecnologia como frigideiras basculantes, caldeirões e fornos combinados, substituem o uso de fogões e panelas, áreas de higienizar e guardar panelas, o que diminui consideravelmente a manipulação dos alimentos e a área física da cozinha industrial. Além disso, são equipamentos mais produtivos, mais fáceis de operar, mais seguros, mais isolados termicamente, o que garante um menor investimento nos projetos mecânicos de sistema de exaustão e insuflamento.
Nesses casos as áreas devem permanecer sempre limpas, com práticas de preparação e manipulação bem padronizadas e faz com que o cliente se sinta bem seguro.
Tendências nos serviços e atendimento
Uma tendência é serviço Greb &Go, muito difundido fora do Brasil e agora aplicado aqui. Elaboramos 02 projetos com esse sistema.
As cozinhas abertas e expostas ao cliente são tendência. Geralmente as áreas de finalização e cocção são mais transparentes e instaladas com equipamentos de alta tecnologia, como fornos combinados e fogões de indução, que são equipamentos esteticamente bonitos e exigem menor manipulação dos alimentos.
Tendência e Inovação nos edifícios, restaurantes e entorno
A tendência inovadora no mercado de modo geral, estão na liberdade das pessoas trabalharem cada vez mais por demanda e resultados. Os novos modelos de negócios associados às startups também modificam o mercado de maneira agressiva. Cada vez mais as pessoas estão dentro dos grandes centros financeiros nas cidades para morar, trabalhar, circular e recrear.
Por isso, também os estabelecimentos comerciais e restaurantes estão cada vez mais abertos a também inovar sua relação com as cidades e com os habitantes, como objetivo de atrair os clientes, seja para trabalhar e utilizar os espaços como seus offices ou para recrear e com isso há a necessidade dos restaurantes cada vez mais comunicar-se com o entorno e ambientes externos.
As pessoas de modo geral buscam ainda a comunicação com a natureza, buscam o lúdico, espaços abertos, confortáveis e rooftops que fazem a comunicação com o meio externo e convidam para maior permanência no estabelecimento.
O novo edifício multifuncional da Birmann 32, O Faria Lima Prime Propriets (FLPP), tem como sua principal característica mudar a relação entre o espaço urbano e a relação das pessoas que vivem na região. Privilegia o entorno e integra a cidade com o meio urbano e os espaços de convívio.
O edifício tem certificado LEED Premium, com praticas sustentáveis como: co geração de gás, Iluminação em LED, vidros com eficiência térmica, auto suficiência energética e sistemas de reuso, tratamento de resíduos sólidos, elevadores inteligentes, dentre outros.
Projeto das áreas de Alimentos e Bebidas aconteceu em abril de 2016 e contam com: Cozinha Central, Restaurantes, Bares, Cafés, Convenções e Eventos.
O principal restaurante localiza-se no térreo e terá atendimento ao público externo e aos usuários do edifício. Será um restaurante com pratos no serviço buffet e show com massas e carnes preparadas e finalizadas no atendimento do cliente. No mezanino, encontra-se um restaurante a la carte, com um serviço diferenciado com ticket médio de R$120,00.
0 comentários