HOST 2017

Dentre os dias 20 e 24 de outubro de 2017, aconteceu 40° da feira Internacional Host Milano. Uma feira enorme e completa no setor de Food Service. No meu ponto de vista uma das melhores e maiores feiras do nosso setor.

A Host é sediada em Milão – IT, que oferece muita gastronomia, passeios incríveis, moda, musica, igrejas, historia, teatro  e aperol spritz.

São 24 pavilhões, 2.000 expositores de 52 países, 150 mil profissionais, sendo 60 mil estrangeiros de 172 países.

Os pavilhões são divididos por segmentos no Food Service e ligados a um corredor central que organiza a circulação entre os pavilhões, acesso a feira e transporte publico.

Os pavilhões apresentam os mais diversos temas como: equipamentos para refrigeração, cocção, fornos, lavadoras, tecnologia, café, mobiliários, pizza, massas, pães, pâtisserie, bebidas, ingrediente, utensílios, mobiliarios. Cada pavilhão, um tema diferente.

As inovações estão nos mais diversos seguimentos: Fornos cada vez mais rápidos, eficientes, sustentáveis e com relatórios de uso de água, gás, energia. Fogões convencionais, sendo substituídos pelos fogões de indução, que são menores, mais fáceis de usar, muito mais rápidos, diminui o calor no ambiente e por consequência diminui a necessidade de uma exaustão muito complexa para abatimento do ar ambiente.

Lavadoras de Louça (marca Granuldisk) com lavagem mecânica feita por grânulos que retiram as sujidades mais difíceis de remoção, dispensam a pré-lavagem e economizam até 95% de água.

O stand da Electrolux Profissional, um dos stands mais visitados, ficou marcado também como o stand mais virtual da Host. Os equipamentos apresentavam muito design, a linha estava completa e uma tela de LCD apresentava a luxuosa linha Moltenie.

A Electrolux e outros fabricantes apresentavam a linha de cocção com um único bloco de equipamentos, apresentando versatilidade e design. Esse conjunto de equipamntos de cocção podem ser fabricados de acordo com a necessidade do cliente. A escolha dos equipamentos para composição dependerá do cardápio e tipo de serviço a serem aplicados no estabelecimento e pode ser: fogões de indução, fogão Frances, wok, fritadeira, frigideira basculante, chapa, chair broiler, cozedor de massas, banho maria, dentre outros.

A Rational, inusitada como sempre, apresenta o Rational Variocooking Center. Um equipamento rápido, excepcional, versátil, que esta presente já em alguns países e deve chegar no Brasil nos próximos meses. O Vario é um equipamento elétrico e basculantes que substitui fogões, panelas, bem como áreas de higienização de panelas e almoxarifados de panelas. Melhorando o ambiente, diminuindo área física, cansaço dos colaboradores.

Outras tendências como Grad and GO, com exposição mais clara dos alimentos, facilitando a escolha do produto e diminui o tempo de permanecia do cliente na loja, tornando a refeição mais rápida. A exposição dos alimentos acontece em equipamentos neutros (sem controle de temperatura), refrigerados ou aquecidos. Devem estar sempre identificados, embalados e devidamente etiquetados

Maquinas de cafés mais rápidas, automáticas, elegantes, econômicas, algumas sustentáveis com energia solar e algumas até que desenham o rosto do cliente na superfície (bebida feita por baristas).

Conheci a Mepra, uma empresa italiana, que fabrica talheres sofisticados construídos em aço inoxidável 18/10 de titânio, personalizados, ergonômicos e resistentes. Dentre suas linhas de produtos a The Luxury Art (Rainbow), com talheres contemporâneos um acabamento multicolorido iridescente.

Dispensers e conservadores de vinhos modernos, seguros e com design italiano, que diferente dos fabricante aqui do Brasil, já fabricam equipamentos para o auto serviço, grab and GO , onde o cliente pode ser servir e fazer o pagamento da sua taça de vinho no próprio equipamento ou interligado a rede de caixa do estabelecimento.    

A Host acontece a cada 02 anos e visito pelo terceiro ano seguido. Vale a pena visitar!